Prefeito reitera pedido de apoio à população para descarte correto de lixo e afirma que câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) auxiliarão na fiscalização
Ao abrir a 27ª edição dos Mutirão dos 100 dias, na Região Central “A”, nesta terça-feira (1/4), o prefeito Sandro Mabel afirmou que até maio, quando será realizada a 38ª edição, a última dentro dos 100 dias de ação, todas as regiões de Goiânia terão sido contempladas com serviços de zeladoria urbana, manutenção, conservação de praças e espaços públicos, varrição mecanizada e retirada de entulho, entre outras ações.
“Continuamos pedindo às pessoas que não joguem lixo na rua, pois cada vez que isso acontece, estão também jogando o seu dinheiro no lixo, porque a prefeitura faz limpeza aplicando recursos de contribuintes. Mas as pessoas estão se conscientizando”, disse.
Como aliado na fiscalização da limpeza da cidade, o prefeito citou o Centro de Controle Operacional (CCO), inaugurado nesta segunda-feira (31/3), na Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET). Segundo Mabel, as câmeras de monitoramento instaladas pela cidade auxiliarão na fiscalização, flagrando, por exemplo, caçambas que descartam entulho em lotes baldios. “Quem descartar entulho de forma inadequada, flagrado por câmeras, será autuado. Precisamos colocar ordem na cidade”, alerta.
O Monumento Portal, de 32 metros, foi totalmente reformado, com nova pintura. No parquinho, os animais de concreto, como jacaré, tartaruga, tamanduá-bandeira, duas antas e duas capivaras, receberam novas cores com maior resistência ao sol. As equipes realizaram troca de lixeiras, poda de grama e pintura das demarcações dos canteiros.
O mutirão contempla, ainda, a revitalização, urbanização e manutenção em ruas, rotatórias e unidades públicas dos setores Chácara Tocafundo, Conjunto Residencial Yara, Jardim Xavier, Centro-Oeste, Marechal Rondon, Vila Abajá, Vila Fernandes e Vila Isaura.
Também estão sendo executados serviços de zeladoria nos setores Vila Jacaré, Vila Ofugi, Vila Paraíso, Vila Perdiz, Santa Helena, Vila São Francisco, Vila São Luiz, Vila Vera Cruz e Vila Viandeli. Os serviços abrangem a limpeza de 70 mil metros de via e 31.926 metros quadrados de poda de grama.
Além das ações emergenciais de limpeza da cidade, a vice-prefeita coronel Cláudia citou projetos apresentados pela Prefeitura de Goiânia para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e esporte. “São mais de 382 milhões em projetos apresentados pela prefeitura”, afirmou.
A vice-prefeita também destacou o avanço do programa Brilha Goiânia, com a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, para levar lazer e mais segurança à população. “Goiânia será a capital mais segura do país”, afirma.
Prestigiaram a aberta do 27º mutirão os vereadores Pedro Azulão Jr, Dr. Gustavo e o ex-vereador Giovanni Antônio, o deputado federal José Nelto e os secretários municipais Francisco Elísio Lacerda (Infraestrutura), Gustavo Toledo (GCM), Cleber Aparecido dos Santos (Comurg), Nárcia Kelly (GoiâniaTur), Tarcísio Abreu (Engenharia de Trânsito), Djan Hennemann (Comunicação) e Mizair Lemes Júnior (Procon).
Fotos: Alex Malheiros
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia