A Olimpíada de Los Angeles-2028 terá um recorde de 351 eventos com medalhas, 22 a mais que em Paris-2024, com destaque para a equidade de gênero. Pela primeira vez, todos os esportes coletivos terão o mesmo número de equipes femininas e masculinas, incluindo o futebol, onde as mulheres terão 16 seleções contra 12 dos homens. O programa também introduz cinco novas modalidades — beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash — e seis eventos mistos, elevando para 25 o total de disputas que incluem ambos os gêneros.
As mulheres serão maioria entre os atletas (5.333 contra 5.167 homens), com novidades como uma categoria extra no boxe feminino e mais provas de 50m na natação. Modalidades como escalada e basquete 3×3 também ganharam formatos inéditos, separando disputas e ampliando o número de equipes. O remo e o atletismo terão eventos mistos, como o revezamento 4x100m e o double sculls costal beach sprint.
O COI reforçou o compromisso com a igualdade, destacando que Los Angeles-2028 marca um marco na história olímpica. Com ajustes no programa, a edição promove não só a inclusão, mas também a inovação, mantendo o total de 10.500 atletas. A combinação de esportes tradicionais e novidades reflete a evolução dos Jogos para um futuro mais diversificado.