A Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu (SP) descobriu um local usado para rinhas de galo durante uma ação do Grupo de Proteção Ambiental (GPA). A investigação começou após o atendimento de uma ocorrência de violência doméstica no Jardim Palos Verdes, quando a equipe foi alertada sobre a situação. No local, foram encontrados 24 galos e 8 galinhas, totalizando 32 animais, além de uma arena improvisada para as brigas.
Uma veterinária confirmou maus-tratos aos animais, e o responsável pelo imóvel, um homem de 61 anos, foi levado para prestar depoimento. Após ser ouvido, ele foi liberado, mas o caso seguirá sob investigação da Polícia Civil. O imóvel também era usado para criação de animais, que permaneceram sob custódia do proprietário.
A ocorrência foi registrada na segunda-feira (28), mas divulgada apenas nesta quarta-feira (30) pela GCM. O caso reforça a atuação de órgãos municipais no combate a crimes contra animais, prática ilegal e considerada crueldade. As autoridades continuam apurando os fatos para determinar as medidas cabíveis.