O ministro das Finanças do Japão, Katsunobu Kato, classificou como positivo o anúncio dos Estados Unidos sobre a suspensão temporária de tarifas de importação. Em declaração nesta quinta-feira, 10, ele afirmou que está acompanhando de perto os efeitos da medida no mercado. Além disso, Kato revelou planos de leiloar 3,2 trilhões de ienes em títulos do Tesouro com desconto no dia 17. Paralelamente, o secretário-chefe de Gabinete, Yoshimasa Hayashi, destacou que o governo continuará pressionando os EUA para revisar as tarifas.
Em outro movimento, o governo japonês nomeou um ex-executivo da Mitsubishi, Kazuyuki Masu, para o Conselho de Políticas do Banco do Japão (BoJ). Caso aprovado pelo Parlamento, Masu substituirá Toyoaki Nakamura, ex-executivo da Hitachi, que se opôs às decisões do banco central de elevar as taxas de juros. O mandato de Nakamura termina em 30 de junho.
As medidas refletem a estratégia do Japão para equilibrar pressões externas e políticas monetárias, enquanto busca estabilidade econômica. A nomeação de Masu sugere uma possível mudança na postura do BoJ, embora sua atuação ainda dependa de confirmação legislativa. As informações são da Dow Jones Newswires.