O Comitê Olímpico da Itália solicitou a suspensão dos eventos esportivos programados para sábado, dia do funeral do papa Francisco, e pediu que competições em outros dias observem um minuto de silêncio em sua homenagem. A agenda do próximo sábado inclui três partidas do Campeonato Italiano, entre elas um confronto entre Inter de Milão e Roma. A entidade não especificou se a solicitação se estende aos jogos agendados para sexta-feira e domingo.
Após a morte do pontífice na segunda-feira, todos os eventos esportivos programados para aquele dia na Itália foram adiados, incluindo quatro partidas do Italiano, remarcadas para quarta-feira. Na Argentina, país natal de Francisco, os jogos também foram suspensos. O governo italiano decretou cinco dias de luto nacional. O papa faleceu aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral e colapso cardiocirculatório, após cinco semanas internado por pneumonia.
O Vaticano anunciou que o funeral será realizado no sábado, às 5h (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, seguido pelo sepultamento na basílica Santa Maria Maggiore, em Roma. A medida reflete o impacto global da morte do líder religioso e a tentativa de respeitar o luto coletivo, especialmente na Itália, onde sua influência era marcante.