As regiões de São Paulo e Rio de Janeiro estão em alerta devido a chuvas intensas e ventos fortes previstos até sábado (5.abr.2025). O Inmet emitiu avisos de “grande perigo” (vermelho) para essas áreas, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm em 24 horas e rajadas de até 100 km/h. Também há alertas para deslizamentos e alagamentos em partes de Minas Gerais e Espírito Santo, enquanto uma frente fria vinda do Sul do país aumenta a umidade na atmosfera.
As áreas mais afetadas incluem a Serra da Mantiqueira, o Vale do Paraíba e o Litoral Norte em São Paulo, além da Costa Verde, Região Metropolitana e Baixada Litorânea no Rio de Janeiro. A Marinha também alertou para ressacas com ondas de até 3,5 m no litoral entre RS e SC, além de ventos intensos na escala Beaufort (7 a 9) de Chuí (RS) a Santos (SP). No alto-mar, as ondas podem chegar a 5,5 metros.
O Inmet ainda emitiu alerta amarelo para queda de temperatura no Sul do país, com previsão de 3°C a 5°C a menos em regiões como a Serrana do RS, Vale do Itajaí (SC) e Curitiba. Geadas não são descartadas em áreas elevadas. Enquanto isso, notícias sobre mudanças climáticas continuam em debate, com discussões sobre financiamento e políticas ambientais.