As instituições de ensino superior privadas têm até 23h59 da próxima segunda-feira (7) para informar ao Ministério da Educação (MEC) sua participação no Fies 2025/1, oferecendo vagas remanescentes. O programa, que financia cursos de graduação para estudantes de baixa renda em faculdades com avaliação positiva no Sinaes, exige que os dados sejam preenchidos virtualmente no Sisfies, incluindo informações sobre cursos, vagas, turnos e valores das mensalidades. O termo de participação deve ser assinado eletronicamente pelo representante legal da instituição.
O MEC anunciou uma nova etapa do Fies 2025/1 para distribuir vagas não preenchidas nas fases anteriores, com um edital a ser divulgado em breve. No primeiro semestre, foram ofertadas 67.301 vagas, com mais de 493 mil inscrições de quase 200 mil candidatos. As instituições terão entre 8 e 11 de abril para verificar e corrigir as informações enviadas, além de divulgar publicamente as vagas remanescentes em seus sites e em locais de grande circulação.
O cronograma estabelecido pelo MEC também determina que as faculdades informem detalhes como cursos, turnos e locais de oferta, seguindo a legislação específica do programa. A adesão ao Fies representa uma oportunidade para ampliar o acesso ao ensino superior, reforçando o compromisso do governo com a educação inclusiva.