Neste sábado (12), o clima instável deve predominar em grande parte do Brasil, com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitindo seis alertas, incluindo três para chuvas intensas, dois para acumulado de precipitação e um para tempestades no Mato Grosso do Sul. Ao todo, 23 estados serão afetados, com destaque para o Maranhão e o Mato Grosso do Sul, que estão sob alerta laranja, indicando perigo devido a ventos fortes, chuvas volumosas e risco de granizo.
As chuvas intensas podem variar entre 20 e 100 mm/dia, dependendo da região, com ventos atingindo até 100 km/h no Maranhão. Áreas como o interior da Bahia, sul do Pará, Tocantins e norte de Minas Gerais também estão sob alerta amarelo, com possibilidade de alagamentos e quedas de galhos, embora os riscos sejam menores. O litoral do Pará e Maranhão, assim como partes da Amazônia, também estão incluídos nos avisos.
No Mato Grosso do Sul, o alerta laranja para tempestades abrange regiões como os Pantanais e o centro-sul do estado, com previsão de granizo, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia. Já no sul da Bahia, Vale do Mucuri, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, os alertas são para acumulado de chuva, com baixo risco de deslizamentos em áreas vulneráveis. As condições exigem atenção, especialmente em locais com histórico de alagamentos.