As inscrições para a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) estão abertas até esta sexta-feira (25). Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo treineiros — aqueles que ainda não estão no último ano do ensino médio —, podem solicitar o benefício se estiverem cadastrados no CadÚnico ou integrarem famílias com renda de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277). O valor da taxa deste ano ainda não foi divulgado, mas em 2024 ficou em R$ 85.
Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante, no site oficial do Enem, com preenchimento de dados como CPF, data de nascimento e contatos. O resultado da concessão será divulgado em 12 de maio, com período de recursos entre 12 e 16 do mesmo mês. Candidatos isentos em 2024 que não compareceram às provas precisam justificar a ausência até 25 de abril para manter o direito à isenção este ano.
O edital com as regras completas e o valor da taxa será publicado em breve pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização do exame. Além de estudantes da rede pública no terceiro ano, bolsistas integrais de escolas privadas e participantes do programa Pé-de-Meia também têm direito à isenção. O processo busca garantir acesso equitativo ao exame, um dos principais vestibulares do país.