A rede de restaurantes Hooters pediu proteção contra falência nesta segunda-feira, 31, citando vendas abaixo do esperado e o aumento das dívidas. O atual proprietário, uma empresa de capital privado, decidiu vender todos os estabelecimentos de propriedade da companhia para um grupo de franqueados, medida que deve ajudar a manter a maioria das unidades em operação. A empresa destacou que as franquias já existentes não serão afetadas pelo processo.
Com mais de 400 unidades em 24 países, a Hooters afirmou que, após a conclusão da reestruturação, todas as lojas passarão a ser administradas por franqueados. A mudança faz parte de uma estratégia para garantir a continuidade do negócio em meio a desafios financeiros. A rede segue operando normalmente durante o processo.
A situação da Hooters reflete um cenário desafiador para cadeias de restaurantes nos últimos anos. Empresas como Red Lobster, TGI Fridays e Buca di Beppo também recorreram ao Capítulo 11 da lei de falências em 2023. Esses casos destacam as pressões do setor, que enfrenta mudanças nos hábitos de consumo e custos operacionais crescentes.