O Chevrolet Onix Plus, sedã médio, foi eleito o carro mais econômico do Brasil em 2025, segundo ranking do Inmetro e da Conpet. Com um consumo energético de 1,39 MJ/km, o modelo lidera a lista por exigir menos combustível para percorrer distâncias. O estudo destaca a importância da economia de combustível em um cenário de preços elevados da gasolina, que subiu 2,69% em março, atingindo R$ 6,48 por litro, segundo dados do IPTL.
A análise incluiu 216 modelos flex, 216 a gasolina, 84 a diesel, 52 híbridos, 141 elétricos e 72 híbridos plug-in, divididos em categorias como subcompactos, sedãs e SUVs. Versões diferentes de um mesmo modelo podem apresentar variações no consumo, como é o caso do Onix Plus, HB20 e Argo, que aparecem mais de uma vez no top 15. Carros hatchs e sedãs dominam a lista, com destaque para marcas como Chevrolet, Renault e Hyundai.
Além do Onix Plus, outros modelos se destacam, como o Renault Kwid (1,40 MJ/km) e o Chevrolet Onix hatch (1,41 MJ/km). A autonomia urbana e em estrada varia conforme o combustível, com desempenho superior na gasolina em comparação ao etanol. O ranking serve como referência para consumidores que buscam reduzir custos com combustível em meio à alta dos preços e ao desafio de adquirir um veículo zero km no Brasil.