A Great Wall Motors (GWM) está avançando em sua estratégia de expansão no Brasil, com a inauguração de sua fábrica em Iracemápolis (SP) prevista para junho de 2025. A unidade não só suprirá o mercado nacional, mas também servirá como base para exportações para outros países da América Latina, aproveitando vantagens tarifárias do Mercosul. A montadora, que completou dois anos de operação no país em abril, vendeu 29 mil veículos em 2024, conquistando 1,2% do mercado, e projeta um crescimento de 20% em 2025, alcançando 35 mil unidades.
A GWM busca aumentar o conteúdo local em seus veículos para atingir pelo menos 35% de nacionalização, o que permitiria exportar para mercados vizinhos sem taxas de importação, reduzindo custos e aumentando a lucratividade. A empresa adota uma abordagem multi powertrain, combinando diferentes tipos de motorização, e descarta um futuro exclusivamente elétrico. Jack Wey, presidente global da companhia, destacou que, a menos que surja uma bateria com autonomia de mil quilômetros, o mercado não será 100% elétrico, criticando também a narrativa da energia limpa ao lembrar que a China ainda depende majoritariamente do carvão.
Alinhada a sua estratégia comercial, a GWM lançará no Brasil a picape Poer, nas versões híbrida plug-in e diesel, visando atender ao mercado agro. A linha Ora, de elétricos, passará por um reposicionamento em 2026, com um modelo intermediário entre o entry-level e o GT, focando em valor e qualidade. A montadora, que se orgulha de sua lucratividade em meio a concorrentes deficitários, reforça seu compromisso com inovação e sucesso comercial, sem abrir mão da rentabilidade.