O governador de São Paulo decidiu substituir o comando da Polícia Militar do estado. O atual comandante-geral será substituído pelo subcomandante, que já ocupou cargos de destaque na corporação, incluindo o Comando de Policiamento de Choque. A mudança, que deve ser oficializada em breve, reflete a confiança do secretário de Segurança Pública no novo nome.
A troca ocorre em um contexto em que a violência segue como principal preocupação dos brasileiros, segundo pesquisas. Embora o número de roubos tenha caído no estado, crimes violentos recentes chamaram a atenção, aumentando a sensação de insegurança. Especialistas apontam que os prejuízos causados por roubos de celular, por exemplo, tornaram-se maiores devido à facilidade de transferências financeiras.
Esta não é a primeira vez que o governador promove alterações significativas na cúpula da PM. No ano passado, uma série de transferências de coronéis gerou desconforto na instituição, sendo interpretada por críticos como interferência política. A atual mudança reforça a tendência de renovação na liderança da corporação, alinhada às diretrizes da Secretaria de Segurança Pública.