O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, afirmou nesta terça-feira (8.abr.2025) que não descarta concorrer a uma vaga no Senado em 2026, embora destaque que seu perfil seja mais adequado ao Poder Executivo. Zema, que está no segundo mandato, declarou preferir a atuação prática e decisória em vez de debates legislativos. O empresário é cotado como possível candidato à Presidência em 2026, mas sua viabilidade depende de cenários políticos ainda em discussão.
O presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, afirmou que priorizará a candidatura de Zema ao Planalto, a menos que haja mudanças na situação de inelegibilidade de outras figuras da direita. Zema, por sua vez, reconheceu o papel de um ex-presidente como líder do segmento, expressando esperança de que a direita permaneça unida. O assunto, no entanto, segue em fase inicial de debate.
O cenário eleitoral de 2026 ainda é incerto, com múltiplos governadores em segundo mandato sendo considerados potenciais nomes para a sucessão presidencial. Enquanto isso, Zema participou recentemente de um ato público ao lado de outros governadores, demonstrando alinhamento com pautas de livre mercado e reforçando sua presença no debate político nacional.