O Governo de Goiás está reforçando suas ações contra a doença de Chagas, tornando-se referência nacional na prevenção da transmissão vertical, quando a infecção passa da mãe para o bebê durante a gestação. Uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) marcará os avanços, com a entrega de certificados de Honra ao Mérito a profissionais envolvidos no combate à doença. Além disso, reuniões com representantes estaduais, municipais e federais alinham novas estratégias seguindo as diretrizes da OMS para erradicar doenças negligenciadas.
Entre as iniciativas destacadas está o 1º Simpósio de Doença de Chagas do estado, voltado a estudantes universitários, que discutirá cenários globais e regionais da doença, testagem pré-natal e manejo de casos suspeitos. Goiás é um dos poucos estados a testar 100% das gestantes da rede pública por meio do programa Teste da Mamãe, iniciativa pioneira que levou o Ministério da Saúde e a OPAS a escolherem o estado para um projeto-piloto de eliminação da transmissão vertical.
Em outubro de 2024, foi criada a Associação Goiana de Portadores de Doença de Chagas (AGPDC), a primeira do tipo no Centro-Oeste, focada em direitos e políticas públicas. A Lei Estadual nº 23.031/2024 também instituiu o Dia Estadual de Conscientização e Enfrentamento da Doença de Chagas, celebrado em 14 de abril, reforçando o compromisso do estado com a visibilidade e o combate à doença.