A confiança do consumidor alemão surpreendeu ao registrar alta em maio, contrariando as expectativas de queda em meio aos impactos da nova política comercial dos Estados Unidos. Segundo pesquisa divulgada pelo grupo GfK em parceria com o Nuremberg Institute for Market Decisions (NIM), o índice subiu para -20,6, ante -24,3 em abril (dado revisado). As projeções iniciais, como as da FactSet e de economistas consultados pelo Wall Street Journal, apontavam para uma queda para -26,3 e -26, respectivamente.
O especialista em consumo do NIM, Rolf Buerkl, destacou que as tarifas impostas pelo governo americano ainda não afetaram de forma duradoura o sentimento dos consumidores na Alemanha. A resistência do indicador sugere que, por enquanto, os efeitos das medidas comerciais têm sido limitados no mercado doméstico.
Apesar do cenário global incerto, a melhora no índice reflete uma certa resiliência da economia alemã, ainda que em território negativo. O dado pode indicar que os consumidores locais estão menos pessimistas do que se previa, mesmo diante de tensões comerciais internacionais.