O funeral do papa Francisco foi realizado neste sábado (26.abr.2025) no Vaticano, com a presença de autoridades internacionais. Donald Trump, ex-presidente dos EUA, destacou-se ao usar um terno azul, contrariando a tradição de vestes pretas em cerimônias fúnebres. Sua esposa, Melania Trump, assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva, seguiram o protocolo com trajes escuros. O evento reuniu líderes e representantes de diversos países para homenagear o pontífice.
O papa Francisco faleceu no dia 21 de abril, aos 88 anos, devido a insuficiência cardíaca e um AVC. Seu corpo foi velado na basílica de São Pedro, mas seu desejo era ser enterrado na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em um túmulo simples com apenas a inscrição “Franciscus”. Seus últimos momentos foram detalhados por seu médico, Sergio Alfieri, ao jornal italiano Corriere Della Sera.
Com a morte do pontífice, o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell, camerlengo, assume interinamente até a escolha de um novo papa. O conclave deve ocorrer em 15 a 20 dias, com 135 cardeais aptos a votar. O Brasil tem oito cardeais, sendo sete elegíveis para participar da eleição. Especialistas citam ao menos 12 nomes como possíveis sucessores, embora a escolha final seja sempre cercada de incertezas, conforme o ditado: “Quem entra papa no conclave, sai cardeal”.