O funeral do papa Francisco teve início neste sábado (26.abr.2025) com uma Missa Exequial na Praça de São Pedro, no Vaticano, seguida por uma procissão até a Basílica de Santa Maria Maior, onde o pontífice será sepultado. A cerimônia contou com a presença de chefes de Estado, como o presidente brasileiro e o ex-presidente norte-americano, além de 200 mil fiéis, segundo estimativas do Vaticano. O corpo de Francisco será enterrado em uma cerimônia privada, marcando o primeiro sepultamento de um papa fora do Vaticano desde 1903.
A partir de domingo (27.abr), o túmulo na Basílica de Santa Maria Maior estará aberto à visitação pública, exibindo apenas a inscrição “Franciscus”, conforme desejo do pontífice. Francisco morreu em 21 de abril, aos 88 anos, por insuficiência cardíaca e AVC. Seu papado foi marcado por transparência e liberalismo nos costumes, e seu testamento reforçou a simplicidade, pedindo um túmulo sem ostentações.
Com a morte do papa, o cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo, assume interinamente até a eleição do novo pontífice, que deve ocorrer em 15 a 20 dias. O conclave reunirá 135 cardeais aptos a votar, incluindo sete brasileiros. Especialistas citam ao menos 12 nomes como possíveis sucessores, mas a tradição lembra que as expectativas nem sempre se concretizam no processo de escolha.