O feriadão de Páscoa em Santa Catarina será marcado por mudanças bruscas no tempo, com a chegada de uma frente fria na Sexta-feira Santa (18). A região Oeste do estado deve enfrentar temporais isolados entre a tarde e a noite, enquanto o sistema frontal trará instabilidade e variações térmicas acentuadas durante o fim de semana. No sábado (19), a cobertura de nuvens aumenta, com possibilidade de novos temporais, e a entrada de uma massa de ar frio à noite deve estabilizar o tempo, mas com queda nas temperaturas, especialmente perto da divisa com o Rio Grande do Sul.
Até sexta-feira, as temperaturas permanecem elevadas no Grande Oeste, com máximas próximas a 30°C, enquanto o Litoral e Vale do Itajaí registram valores entre 24°C e 29°C. No entanto, a massa de ar frio que avança no sábado deixará o domingo de Páscoa (20) mais gelado, com mínimas abaixo de 10°C nos Planaltos e Meio Oeste, entre 10°C e 15°C no Oeste, e em torno de 15°C no Litoral. O tempo mais seco no domingo favorece atividades ao ar livre, mas exige atenção com o agasalho devido ao frio pela manhã.
A Defesa Civil de Santa Catarina recomenda que a população acompanhe os alertas meteorológicos e redobre os cuidados durante chuvas fortes e quedas bruscas de temperatura. Motoristas devem ficar atentos à visibilidade reduzida e pistas molhadas no sábado. As celebrações pascais no domingo ocorrerão sob clima estável, porém mais frio, exigindo preparo para as baixas temperaturas.