Uma massa de ar frio de origem polar atingiu o centro-sul do Brasil no primeiro fim de semana de abril, levando a recordes de temperaturas mínimas e máximas em várias capitais. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre registraram as menores marcas do ano, com destaque para Urupema (SC), onde os termômetros marcaram -0,2°C, a primeira temperatura negativa de 2025. Segundo o Climatempo, outras duas ou três massas de ar frio ainda devem passar pelo país até o final do mês, causando novas quedas de temperatura.
Apesar do frio intenso no fim de semana, a previsão para a semana que começa em 7 de abril indica um gradual aumento nas temperaturas, principalmente no Sul e Sudeste, as regiões mais afetadas. As tardes devem ficar mais quentes, enquanto as madrugadas permanecerão amenas ou um pouco frias. O chamado “efeito cebola” — com grandes variações térmicas entre manhãs frias e tardes mais quentes — será comum nessas áreas.
Dados do Inmet mostram que várias capitais bateram recordes de frio entre os dias 4 e 6 de abril. Em São Paulo, a mínima chegou a 15,4°C, enquanto Belo Horizonte registrou 18,0°C. No Rio de Janeiro, a temperatura máxima mais baixa do ano foi de 25,5°C. Até mesmo Rio Branco, no Norte, teve sua menor marca de 2025, com 21,2°C. O clima deve continuar instável, com novas massas de ar frio previstas para as próximas semanas.