Uma intensa frente fria está avançando sobre o Sul e o Sudeste do Brasil, trazendo previsão de fortes temporais, ventanias e queda nas temperaturas nos próximos dias. São Paulo e Rio de Janeiro devem ser os estados mais afetados, com riscos de alagamentos, deslizamentos e acumulados de chuva que podem superar 350 milímetros em algumas regiões. O litoral paulista pode registrar volumes acima de 200 milímetros, enquanto ventos de até 90 km/h e ressacas no mar também são esperados.
A frente fria, considerada a primeira mais expressiva do outono, já começa a impactar Santa Catarina e Paraná nesta quinta-feira (3), avançando para São Paulo à tarde e para o Rio de Janeiro na sexta (4). Meteorologistas alertam para a possibilidade de geadas no Sul, incluindo temperaturas negativas em áreas isoladas da Serra Catarinense. No Sudeste, as máximas não devem passar dos 20°C em São Paulo, enquanto o Rio de Janeiro terá temperaturas mais amenas, em torno de 24°C no domingo (6).
Os efeitos do sistema devem persistir até o fim de semana, com chuvas concentradas em pontos isolados do Rio de Janeiro no domingo. A formação de um corredor de ventos entre o Sul e o Sudeste potencializa os transtornos, aumentando os riscos de quedas de árvores e interrupções no transporte. Autoridades e moradores das regiões afetadas devem ficar atentos às atualizações meteorológicas para evitar maiores danos.