A 30ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários começa nesta quinta-feira (3) e segue até 13 de abril, exibindo 85 produções de 30 países. O evento ocorrerá em cinco salas de cinema em São Paulo e três no Rio de Janeiro, incluindo pré-estreias de documentários sobre Rita Lee e Marília Pêra, ícones da cultura brasileira. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 12 de abril na Cinemateca Brasileira, com os filmes vencedores sendo reprisados no dia seguinte em ambas as cidades.
O festival é um trampolim para o Oscar, já que os vencedores das categorias de longas, médias e curtas-metragens garantem vaga na disputa pela principal premiação do cinema mundial. Amir Labaki, curador do evento, destaca que a trajetória de três décadas consolida o documentário como uma janela essencial para a produção não-ficcional nacional e internacional. Neste ano, a programação homenageia o cineasta Vladimir Carvalho, falecido em 2024, com a exibição de nove de seus longas-metragens.
Entre os locais que recebem o festival estão a Cinemateca Brasileira, o CineSesc, o Instituto Moreira Salles e o recém-inaugurado CineCarioca. Com uma seleção diversificada e relevante, o É Tudo Verdade reforça seu papel como um dos principais eventos culturais do país, promovendo o acesso do público a histórias originais e de impacto global.