A China Railway estima que cerca de 84,5 milhões de pessoas utilizarão os trens durante o festival Qingming, feriado dedicado à memória dos mortos, entre os dias 3 e 7 de abril. O número equivale a aproximadamente 40% da população brasileira ou quase duas vezes a população do estado de São Paulo. O festival, que dura três dias, começou nesta sexta-feira (4.abr.2025) e se estende até domingo (6.abr), marcando um dos sete feriados nacionais da China.
Além de homenagear os ancestrais, o Qingming também simboliza o início da primavera no país, sendo celebrado há mais de 2.500 anos. As famílias chinesas realizam rituais tradicionais, como a limpeza dos túmulos e a oferta de comidas, incensos e presentes aos entes queridos falecidos. Essa parte solene é seguida por momentos de convívio familiar, incluindo passeios e celebrações com música e dança em algumas regiões.
O fluxo massivo de passageiros durante o festival reflete a importância cultural do Qingming, que combina tradição e renovação. A China Railway, responsável pelo sistema ferroviário do país, demonstra a capacidade de lidar com um volume tão significativo de viagens em um curto período, destacando a eficiência da infraestrutura de transporte na China.