A fazendeiro condenado a 105 anos de prisão por participar do assassinato de cinco trabalhadores rurais em 1985 foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (24). O crime, ocorrido na Fazenda Princesa, em Marabá (PA), ganhou repercussão nacional e internacional devido à brutalidade com que foi executado. As vítimas foram sequestradas, torturadas e mortas a tiros, tendo seus corpos jogados no Rio Itacaiúnas.
A captura ocorreu após uma operação iniciada em fevereiro deste ano, a pedido da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O condenado, que estava foragido desde a condenação em 2014, foi localizado em São Paulo e levado para a Superintendência Regional da PF, onde aguardará cumprimento da pena.
O caso, que permaneceu impune por décadas, é considerado um marco na luta por justiça no campo. A prisão representa um avanço nas investigações de crimes contra defensores de direitos humanos no país, reforçando a atuação de órgãos nacionais e internacionais na busca por accountability.