Os presidentes do PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Antonio Rueda, assumirão a liderança conjunta da federação que será oficializada nesta terça-feira (29.abr.2025). A partir de 2026, a aliança terá um único presidente, mas o nome ainda não é consenso entre os partidos. A formalização ocorrerá às 15h na Câmara dos Deputados, marcando o início de um período de transição até a escolha de um comando unificado no final de 2025.
A decisão pela copresidência temporária revela divergências internas, especialmente em relação ao acordo original que previa um líder único desde o início. A mudança no plano inicial gerou insatisfação em setores do PP, que esperavam ver um de seus principais nomes assumir o controle da federação. Apesar disso, as siglas seguem unidas no objetivo de fortalecer sua atuação no Congresso.
A federação, que manterá os partidos unidos por quatro anos, terá uma das maiores bancadas do Legislativo, com 108 deputados e 14 senadores. Essa força política ampliará o poder de negociação do grupo em votações e na distribuição de cargos estratégicos, superando até mesmo o PL e a federação PT-PCdoB-PV em número de cadeiras. A aliança busca consolidar uma base sólida para os próximos anos, mantendo a identidade individual de cada partido.