A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou um levantamento alertando sobre o aumento de golpes financeiros aplicados por celular, que vitimaram mais de 500 mil clientes em 2023. Entre as modalidades mais comuns estão a clonagem de aplicativos de mensagens, falsas promoções e centrais telefônicas fraudulentas. Os criminosos se passam por instituições financeiras para obter dados sensíveis, como senhas e informações de contas, explorando a desatenção das vítimas, muitas vezes contactadas durante o horário comercial.
Um dos golpes frequentes envolve ligações em que os fraudadores simulam ser atendentes de bancos, pedindo confirmação de dados ou recadastramento de chaves de segurança em sites falsos. Em outros casos, as vítimas são atraídas por pesquisas ou promoções que prometem prêmios, mas acabam tendo que realizar transferências via Pix. A Febraban ressalta que instituições financeiras legítimas nunca solicitam senhas ou dados completos da conta por telefone ou mensagens.
O diretor da Febraban, Ivo Mósca, enfatiza que os golpes não ocorrem por falhas nas instituições, mas pela “engenharia social” usada pelos criminosos, que criam um senso de urgência para enganar as vítimas. A recomendação é que os clientes desconfiem de qualquer solicitação imediata e sempre verifiquem diretamente com seus gerentes ou canais oficiais antes de compartilhar informações.