Um caminhão que transportava civis explodiu ao passar sobre uma bomba escondida na estrada no estado de Borno, nordeste da Nigéria, na última segunda-feira (28). O ataque resultou em 26 mortos, incluindo 16 homens, quatro mulheres e seis crianças, segundo fontes militares. O veículo havia saído da cidade de Rann com destino a Gamboru, mas a explosão ocorreu a apenas 11 km do ponto de partida. Testemunhas relataram que as vítimas eram moradores que faziam compras semanais na região, e muitos corpos ficaram carbonizados, dificultando a identificação.
O hospital local recebeu os corpos, mas nenhum grupo assumiu a autoria do ataque até o momento. A área é conhecida pela atuação de extremistas, que desde 2009 já causaram mais de 40 mil mortes e deslocaram mais de 2 milhões de pessoas no nordeste da Nigéria. A violência também se estendeu a países vizinhos, como Camarões, Níger e Chade.
Nos últimos dias, a região enfrenta uma nova onda de ataques. No sábado anterior, dez integrantes de um grupo de vigilância foram mortos no estado de Adamawa, e, na semana passada, 14 agricultores foram assassinados perto da vila de Pulka. Em meados de abril, um ônibus também explodiu ao passar por uma bomba, deixando oito mortos e mais de 20 feridos. A situação continua instável, com civis sendo as principais vítimas da violência.