O ex-presidente foi intimado em um hospital de Brasília nesta quarta-feira (23.abr.2025) sobre uma ação penal no STF que o acusa de tentativa de golpe de Estado. A intimação ocorreu após o Supremo considerar que sua participação em uma live demonstrava condições de responder judicialmente. Seu advogado questionou a necessidade da medida, argumentando que ele nunca se esquivou de cumprir ordens judiciais. O ex-presidente segue internado em estado estável, mas sem previsão de alta, após cirurgia abdominal.
Em suas redes sociais, o ex-presidente mencionou um caso envolvendo um deputado federal, cujo processo prescreveu em 2022 após a Justiça não localizá-lo para intimação. O caso investigava supostos danos ao patrimônio público durante um episódio de desocupação em 2012. A defesa do parlamentar afirmou que ele nunca fugiu da Justiça e que erros processuais, como endereços incorretos, levaram ao arquivamento.
Enquanto isso, o ex-presidente tem cinco dias para apresentar sua defesa prévia. Seu estado de saúde, ainda frágil, inclui nutrição parenteral e sessões de fisioterapia. O caso judicial e as comparações feitas nas redes sociais reacendem debates sobre a aplicação da Justiça em situações envolvendo figuras públicas.