A COP30, que será realizada em novembro de 2025 em Belém, marcando a primeira edição do evento em uma floresta tropical, ainda é desconhecida por metade da população brasileira. Segundo pesquisa encomendada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), apenas 50% dos entrevistados estão cientes da conferência, com maior awareness entre homens, classes AB e moradores da região Norte. O estudo recomenda ampliar esforços de comunicação, especialmente nas regiões além do Norte e entre as classes CDE, para aumentar o engajamento.
Quando questionados sobre o que representa o Brasil, 53% dos brasileiros citaram a Amazônia, seguida por Rio de Janeiro (36%) e praias (33%). Já na percepção internacional, o país é visto como um destino de diversão e aventura, com 76% dos estrangeiros interessados em visitar a Floresta Amazônica e 75% atraídos pelas iniciativas de preservação ambiental. A imagem do Brasil no exterior é a de um “amigo animado”, associado a natureza e lazer, mas nem sempre a seriedade em compromissos.
Entre os brasileiros, 46% veem o país como “doente, mas com potencial de cura”, enquanto 34% o consideram saudável. Quanto aos sentimentos em relação ao Brasil, 45% expressam esperança, mas também há frustração (34%) e tristeza (25%). Apesar das divisões, 44% desejam que o país seja associado a trabalho, justiça e competência, indicando um anseio por mudanças positivas.