Os presidentes da Ucrânia e dos Estados Unidos se reuniram neste sábado (26.abr.2025) durante o funeral do papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O encontro, que durou cerca de 15 minutos, foi descrito como “construtivo” por assessores de ambos os lados. Os líderes concordaram em realizar uma segunda reunião ainda no mesmo dia, sinalizando um possível avanço nas discussões sobre o conflito na Ucrânia.
A conversa ocorre em um momento delicado, quando os Estados Unidos e a Rússia negociam um possível acordo para encerrar a guerra. Um enviado norte-americano já havia se reunido com o presidente russo na véspera, em Moscou, para tratar do assunto. Este foi o primeiro encontro entre os dois líderes desde uma reunião tensa em fevereiro, quando houve divergências sobre a possibilidade de um cessar-fogo.
O funeral do papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril aos 88 anos, reuniu líderes mundiais e marcou o início do processo para escolha de um novo pontífice. O corpo de Francisco foi velado no Vaticano e enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, conforme seu desejo. Enquanto isso, o cardeal Kevin Joseph Farrell assume interinamente até que o conclave eleja um sucessor, em um processo que deve durar de 15 a 20 dias.