Neste domingo (6), eleitores de quatro municípios brasileiros — Eldorado e Neves Paulista (SP), Ruy Barbosa (BA) e Paranhos (MS) — voltarão às urnas para escolher novos prefeitos e vices. As eleições suplementares foram convocadas pela Justiça Eleitoral após a cassação dos registros dos candidatos eleitos em 2024, devido a inelegibilidades decorrentes de condenações judiciais ou irregularidades em processos anteriores. O pleito seguirá o horário padrão, das 8h às 17h (horário de Brasília), com a possibilidade de identificação por documentos oficiais, incluindo o e-título.
Text: Nos municípios paulistas, as disputas envolvem chapas de partidos como PSDB, PT, PSD e PL, enquanto na Bahia e no Mato Grosso do Sul, as candidaturas são lideradas por PSD, MDB, PSDB e PT. Em todos os casos, as inelegibilidades foram determinadas por decisões judiciais baseadas em condenações por improbidade administrativa, irregularidades contábeis ou outros motivos previstos no Código Eleitoral. Os eleitores que não puderem comparecer devem justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral.
Text: As informações detalhadas sobre os candidatos estão disponíveis no DivulgaCand, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A realização dessas eleições reforça o mecanismo de controle da Justiça Eleitoral para garantir a legitimidade dos representantes municipais, assegurando que os prefeitos eleitos cumpram os requisitos legais para assumir o cargo.