A elefanta africana Pupy, de 36 anos, chegou ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães (MT), após uma viagem de cinco dias partindo de Buenos Aires, Argentina. Transportada em um caminhão especial com escolta policial, percorreu 2.690 quilômetros para ser realocada de forma segura e menos estressante. Pupy, que vivia no antigo Ecoparque de Buenos Aires desde 1993, agora terá a chance de viver em um ambiente natural, longe do cativeiro.
O santuário destacou que a elefante é a primeira africana a ser recebida no local, onde já vivem cinco elefantes asiáticas. Por enquanto, Pupy ficará isolada, mas em breve será acompanhada por Kenya, outra elefanta africana que também será transferida da Argentina. A adaptação está sendo monitorada por uma equipe de biólogos e veterinários, que avaliam seu comportamento e garantem seus cuidados.
Nascida no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, Pupy foi levada para a Argentina ainda filhote e passou décadas no zoológico da capital, que foi desativado em 2016 para se tornar um centro de conservação de espécies nativas. Sua transferência faz parte de um projeto maior de realocação de animais, que já beneficiou mais de 1.000 indivíduos. A iniciativa prioriza o bem-estar dos animais, oferecendo-lhes habitats mais adequados às suas necessidades.