A elefanta africana Pupy, de 36 anos, chegou ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães (MT), após uma viagem de cinco dias partindo de Buenos Aires, Argentina. Transportada em um caminhão por 2.690 quilômetros, a elefante foi escoltada por policiais para garantir sua segurança e bem-estar. O SEB optou pelo transporte terrestre, já que uma viagem de avião exigiria uma aeronave de grande porte e poderia estressar o animal. Pupy, que viveu no Ecoparque de Buenos Aires desde 1993, agora terá a chance de viver em um ambiente natural e livre, após o zoológico argentino ser desativado.
No santuário, Pupy será monitorada por uma equipe de biólogos e veterinários, que avaliarão seu comportamento e saúde. Por enquanto, ela ficará sozinha em uma área ao ar livre, sem contato com os outros elefantes do local — todos de origem asiática. No futuro, porém, poderá interagir com Kenya, outra elefante africana que está sendo transferida da Argentina para se juntar a ela. O SEB já abriga cinco elefantes asiáticos, incluindo Mara, que também veio do mesmo ecoparque argentino em 2020.
Nascida no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, Pupy foi levada para a Argentina ainda jovem e passou quase três décadas em cativeiro. Sua transferência faz parte de um projeto maior do Ecoparque de Buenos Aires, que desde 2016 realoca animais para santuários e reservas, priorizando seu bem-estar. Com mais de 1.000 animais já transferidos, Pupy é a 1.009ª a ser realocada, marcando um novo capítulo em sua vida.