O vulcão Sundhnukagigar, no sudoeste da Islândia, entrou em erupção nesta terça-feira (2), marcando a oitava ocorrência desde 2023. A atividade vulcânica, registrada próximo à vila pesqueira de Grindavik, abriu uma fissura inicial de 700 metros, que se expandiu para 1.200 metros horas depois. Uma nova fissura também se formou perto das barreiras de proteção ao norte da localidade, levando as autoridades a reforçarem o alerta para que residentes deixassem a área. O famoso spa Blue Lagoon foi fechado como medida de precaução.
A região já havia sido evacuada no final de 2023, antes de uma erupção anterior, e a maioria dos 4.000 moradores de Grindavik vendeu suas propriedades ao governo. Atualmente, apenas cerca de 40 casas permanecem ocupadas. A Islândia, localizada na dorsal mesoatlântica, possui 33 sistemas vulcânicos ativos, o maior número da Europa, e tem registrado aumento na atividade sísmica desde 2021.
Esta é a segunda erupção em menos de seis meses, após um período de 800 anos de inatividade vulcânica na área. As autoridades continuam monitorando a situação, enquanto os poucos residentes restantes são orientados a permanecer fora da zona de risco. O evento reforça a instabilidade geológica única da ilha, situada entre as placas tectônicas euroasiática e norte-americana.