Dois aviões da Latam foram atingidos por pássaros durante o pouso no aeroporto de Guarulhos na manhã deste sábado (5). Os incidentes ocorreram em um intervalo de 50 minutos, segundo a companhia, que afirmou que as aeronaves pousaram em segurança. No entanto, a empresa destacou que esses episódios causam grandes impactos operacionais, incluindo atrasos, cancelamentos e custos adicionais com reparos e manutenção.
A Latam alertou para a alta incidência de colisões entre aves e aviões no Brasil, conhecidas como *bird strikes*. Dados do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) mostram que, apenas em 2024, até 1º de abril, já foram registrados 55 casos. Em 2023, houve 927 ocorrências, um aumento de 24,3% em relação a 2022. Apesar do volume, a maioria dos incidentes não resultou em vítimas graves.
A companhia ressaltou a necessidade de uma gestão mais eficiente da fauna nas proximidades dos aeroportos, responsabilizando municípios e administradores aeroportuários. A Latam informou que, dos casos registrados em 2023, 513 envolveram seus voos. O aeroporto de Guarulhos, administrado pela GRU Airport, não se pronunciou sobre os incidentes até a publicação do texto.