Por unanimidade, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou a indicação de Rodrigo de Lima Baena Soares como embaixador do Brasil na Alemanha. O diplomata, com ampla experiência em cargos internacionais, destacou a importância da Alemanha como terceira maior economia mundial e a sólida relação histórica entre os dois países, lembrando os 200 anos da migração alemã para o Brasil. O relatório da indicação foi lido pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), com apoio da senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Rodrigo enfatizou a influência alemã em áreas como política, economia e cultura, além de destacar oportunidades para fortalecer os laços bilaterais. O senador Esperidião Amin (PSD-SC) ressaltou o momento oportuno para a diplomacia brasileira aprofundar parcerias com a Europa, especialmente em um contexto de revisão das relações exteriores pós-Segunda Guerra. A nomeação ocorre em um cenário de potencial realinhamento geopolítico e busca por novos intercâmbios.
Com formação em Administração Pública pela Escola Nacional de Administração de Paris, Rodrigo ingressou na carreira diplomática em 1987, alcançando o posto de ministro de primeira classe em 2015. Desde então, representou o Brasil em embaixadas em Maputo, Lima e, atualmente, em Moscou. Sua experiência em postos estratégicos reforça a expectativa de um trabalho focado no fortalecimento das relações Brasil-Alemanha.