Dados do Mapa da Desigualdade de São Paulo, divulgados pela Rede Nossa São Paulo, mostram que o acesso à educação pública na capital paulista é marcado por contrastes. Enquanto alguns distritos, como Pinheiros e Aricanduva, apresentam notas acima da média nacional no Ideb, outros, como Ipiranga e Bela Vista, ficam abaixo do patamar considerado adequado. A análise revela que 45 dos 96 distritos da cidade tiveram desempenho inferior à média brasileira nos anos finais do ensino fundamental, com metas municipais ainda distantes das propostas pela sociedade civil.
O estudo também destaca diferenças significativas em indicadores como tempo de espera por vagas em creches e condições de trabalho dos docentes. No Brás, por exemplo, a espera chega a 28 dias, reflexo de um perfil populacional mais vulnerável. Enquanto isso, distritos como Perdizes e Vila Mariana registram 0% de professores com alto grau de esforço, contrastando com Santo Amaro, onde 12,84% dos educadores enfrentam condições desafiadoras.
A prefeitura de São Paulo afirmou que o Ideb municipal está acima da média nacional e destacou medidas para reduzir desigualdades, como gratificações para professores em áreas de difícil acesso. A cidade também conta com 59 CEUs, espaços que oferecem educação integral e atividades extracurriculares em regiões vulneráveis. No entanto, os dados reforçam a necessidade de políticas mais efetivas para garantir equidade no acesso à educação em toda a capital.