Dados do Mapa da Desigualdade de São Paulo, divulgados pela Rede Nossa São Paulo, mostram disparidades no acesso à educação pública na capital paulista. Enquanto alguns distritos, como Pinheiros e Aricanduva, apresentam notas acima da média nacional no Ideb, outros, como Ipiranga e Bela Vista, ficam abaixo do patamar considerado adequado. A meta proposta pela sociedade civil para 2028 é de 6,4, mas a prefeitura estabeleceu um objetivo mais modesto, de 5,0, evidenciando os desafios a serem superados.
O levantamento também revela diferenças significativas em outros indicadores, como o tempo de espera por vagas em creches, que varia de dois dias em regiões como Alto de Pinheiros a 28 dias no Brás, área com população vulnerável e alta concentração de migrantes. Além disso, a proporção de docentes sob alto grau de esforço varia entre 0% em distritos como Perdizes e 12,84% em Santo Amaro, refletindo condições de trabalho desiguais.
A prefeitura destacou medidas para reduzir as desigualdades, como gratificações para professores em áreas de difícil acesso e a manutenção de centros educacionais unificados (CEUs) em regiões vulneráveis. No entanto, os dados reforçam a necessidade de políticas mais efetivas para garantir equidade na educação, especialmente em distritos com desempenho abaixo da média, onde o acesso a serviços públicos ainda é precário.