Nesta quinta-feira (10.abr.2025), uma deputada federal foi atingida por spray de pimenta durante um protesto em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. O incidente ocorreu quando um grupo de indígenas tentou subir a rampa do Legislativo e foi contido por policiais, que usaram gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral. Imagens obtidas pelo Poder360 mostram a parlamentar reclamando de dores nos olhos enquanto tentava atravessar uma barreira policial, sendo impedida pelos agentes, que solicitaram sua identificação.
Segundo a assessoria da deputada, ela foi atendida pelo serviço médico da Câmara e registrou um boletim de ocorrência na Polícia Legislativa. A polícia afirmou que a confusão começou após os manifestantes avançarem contra as cercas instaladas para evitar ocupações próximas ao Congresso, ignorando pedidos para recuarem. A Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada para auxiliar no controle da situação.
O protesto faz parte do Acampamento Terra Livre (ATL), a maior mobilização de povos indígenas do Brasil, que está em Brasília desde terça-feira (8.abr). O evento reúne centenas de participantes para reivindicar direitos e políticas públicas. O incidente levantou questionamentos sobre o uso de força pelas autoridades durante manifestações.