A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta nesta sexta-feira (4) sobre o risco de deslizamentos moderados a altos em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. O aviso também destaca a possibilidade de chuvas moderadas a muito fortes em todo o território fluminense, com acumulados significativos, como os 88 milímetros registrados em Angra dos Reis nas últimas 24 horas. A cidade do Rio de Janeiro já entrou em estágio de alerta devido às precipitações intensas em algumas áreas.
A instabilidade no tempo é causada pela passagem de uma frente fria, que deve trazer não apenas chuvas, mas também raios e rajadas de vento. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para o litoral de São Paulo, sul fluminense, Vale do Paraíba, Grande Rio, região serrana e Região dos Lagos, com previsão de acumulados superiores a 60 mm/h ou 100 mm/dia. Essas condições elevam o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos em áreas vulneráveis.
O alerta do Inmet permanece válido até as 10h deste sábado (5), reforçando a necessidade de atenção da população, especialmente em cidades com histórico de enchentes e deslizamentos. A Defesa Civil recomenda que os moradores de áreas de risco fiquem atentos às atualizações e adotem medidas preventivas para evitar tragédias.