A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de estado de atenção para alagamentos na Zona Leste da capital nesta sexta-feira (25). O aviso foi divulgado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), que identificou chuvas moderadas nas subprefeituras de Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Itaim Paulista. Com o solo já encharcado, há risco de alagamentos, quedas de árvores e transbordamentos, exigindo atenção redobrada em áreas de risco.
O tempo instável na capital paulista é causado por uma área de baixa pressão, que também afeta outras regiões do estado. Segundo o CGE, os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no litoral, Vale do Paraíba, Região Metropolitana e parte da região central. A previsão indica chuvas persistentes, variando de fracas a moderadas, com possibilidade de tempestades isoladas.
Diante da previsão de chuvas intensas, a Defesa Civil instalou um gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes, que funcionará até as 22h desta sexta. O grupo, composto por agências reguladoras, concessionárias de serviços e o Corpo de Bombeiros, tem como objetivo monitorar as condições climáticas, coordenar ações preventivas e garantir respostas rápidas a eventuais ocorrências.