Mais de 15 milhões de declarações do Imposto de Renda (IR) já foram entregues à Receita Federal até quinta-feira (24), com 46% utilizando o modelo pré-preenchido, acessado via conta Gov.br. O número representa um aumento em relação a 2024, quando 41% dos contribuintes optaram por essa modalidade, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A declaração pré-preenchida, disponível no site, aplicativo ou programa da Receita, segue os princípios de governo digital e busca melhorar a experiência do usuário, com dados automáticos como rendimentos, investimentos e restituições.
Para usar o serviço, é necessário ter uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro, além da recomendação de ativar a verificação em duas etapas para maior segurança. O MGI destacou que a adesão à declaração pré-preenchida cresceu significativamente nos últimos anos, saltando de 7% em 2022 para 41% em 2024. A expectativa é que, em 2025, mais de 26 milhões de declarações sejam enviadas nesse formato, representando 57% do total.
A Receita Federal alerta que, mesmo com os dados pré-carregados, os contribuintes devem conferir as informações com a documentação em mãos e corrigir eventuais divergências. O prazo para envio da declaração termina em 30 de maio, e quem opta pela versão pré-preenchida tem prioridade no recebimento da restituição, junto a outros critérios como data de entrega e uso do PIX como forma de pagamento.