O Ministério Público do Trabalho (MPT) registrou um aumento de 5,8% nas denúncias trabalhistas na região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte de São Paulo em 2024, em comparação com o ano anterior. O número subiu de 1.580 para 1.672 casos, segundo dados da unidade de São José dos Campos. Além das denúncias, foram firmados 75 Termos de Ajuste de Conduta (TACs), realizadas 350 audiências extrajudiciais e emitidas 89 notificações recomendatórias.
As principais queixas envolveram temas como salários, jornada de trabalho e benefícios, com 779 registros. Saúde e segurança no trabalho apareceram em segundo lugar, com 386 denúncias, seguidas por discriminação e assédio (345) e irregularidades na administração pública (132). Outros casos, como trabalho infantil, fraudes e trabalho escravo, também foram reportados, embora em menor volume.
O MPT destacou que as denúncias podem ser feitas por meio de seu site oficial, especialmente em situações que coloquem os trabalhadores em risco. O crescimento nos números reflete uma maior conscientização ou possível deterioração das condições laborais na região, embora o órgão não tenha especificado as causas exatas do aumento.