A cruz utilizada na primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, chegou a São Paulo na noite de segunda-feira (14) para uma série de celebrações durante a Semana Santa. O item histórico, que normalmente está exposto no Museu da Sé de Braga, em Portugal, percorreu cidades portuguesas como Braga, Fátima, Cascais e Lisboa antes de desembarcar no Brasil. Aqui, a cruz visitará estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará e o Distrito Federal, com programação até 27 de abril.
A agenda em São Paulo incluiu eventos como uma missa na Catedral da Sé, uma procissão até o Pateo do Collegio, cerimônias institucionais na Fiesp e na Assembleia Legislativa, além de uma visita ao Palácio dos Bandeirantes. A peregrinação faz parte do evento “Brasil com Fé”, que celebra os 525 anos da primeira missa no país, promovendo valores como união, fraternidade e diálogo interinstitucional.
A cruz, além de seu significado religioso, simboliza a conexão entre povos e culturas, reforçando a diversidade espiritual brasileira. A programação culminará em Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália (BA) no dia 26 de abril, data exata do aniversário da primeira missa, antes de retornar a Portugal no dia seguinte.