A Cortel-SP, uma das concessionárias responsáveis pela administração de cemitérios municipais em São Paulo, foi notificada pela quinta vez por atrasos no pagamento de obrigações contratuais com a Prefeitura. Desta vez, a empresa deixou de pagar R$ 735 mil referentes ao quarto trimestre de 2024, valor que inclui multas e juros. A SP Regula, órgão fiscalizador da prefeitura, afirmou que a concessionária já acumula 95 autos de infração desde o início da concessão, em março de 2023, sendo cinco deles por inadimplência.
A empresa admitiu enfrentar dificuldades financeiras que comprometem a prestação adequada dos serviços e afirmou estar em negociação com a prefeitura para reequilibrar o contrato. Enquanto isso, a SP Regula destacou que o processo administrativo segue em análise, podendo resultar em novas penalidades. A Cortel-SP administra cinco cemitérios na capital, incluindo o Araçá e o Vila Nova Cachoeirinha, este último alvo de diversas reclamações por problemas estruturais.
A situação reacendeu críticas da oposição, que alega que a privatização dos cemitérios tem levado a cobranças abusivas e à degradação dos serviços. Um requerimento de CPI foi protocolado na Câmara Municipal para investigar as concessionárias, mas a base governista tem evitado o avanço da proposta. Enquanto isso, a Cortel-SP segue sem quitar a dívida, e apenas R$ 2 mil em multas foram pagos até o momento, com a maioria das penalidades ainda em fase de recursos.