A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entregou 53 toneladas de arroz agroecológico nesta quinta-feira (24) em São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju (SE). O alimento, produzido por famílias quilombolas e agricultores familiares por meio do programa Arroz da Gente, será destinado a ações de combate à insegurança alimentar. A maior parte da produção (35 toneladas) veio da Comunidade Tradicional de Resina, em Brejo Grande, enquanto as outras 18 toneladas foram cultivadas por associados da Apaese, em Monte Alegre de Sergipe.
A iniciativa faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já destinou R$ 870 mil para a compra de 128 toneladas de arroz, beneficiando 31 organizações que atendem populações vulneráveis. O grão entregue nesta quinta foi repassado à Cozinha Solidária Danielle Bispo, projeto do MTST que distribui refeições gratuitas há três anos. O Arroz da Gente, programa federal, busca ampliar a produção de arroz no país, focando em comunidades tradicionais e agricultura familiar, com meta de aumentar a produção de 8 mil para 50 mil toneladas em 16 estados.
Além disso, o Programa Cozinha Solidária, que conta com 892 unidades em todo o país, recebe apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social para oferecer refeições e capacitação a pessoas em situação de vulnerabilidade. O governo federal investirá R$ 11 milhões no Arroz da Gente, beneficiando 40 mil famílias em 257 municípios. A ação reforça o compromisso de fortalecer a produção local e garantir acesso à alimentação de qualidade para quem mais precisa.