A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República confirmou que os chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Brasil viajarão ao Vaticano para acompanhar o funeral do papa Francisco. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será acompanhado pela primeira-dama, Janja, além dos presidentes do Supremo Tribunal Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado. A comitiva deve partir na noite de quinta-feira (24) e retornar no sábado (26), após a cerimônia, que ocorrerá na Praça de São Pedro.
O funeral está marcado para sábado, às 5h (horário de Brasília), com previsão de presença de mais de 200 chefes de Estado. O Vaticano e as autoridades italianas reforçaram a segurança devido ao grande fluxo de fiéis e dignitários. O corpo do pontífice será velado na Basílica de São Pedro a partir desta quarta-feira (23), seguindo um ritual que mescla simplicidade, conforme desejo de Francisco, e tradições litúrgicas, como o uso de vestes vermelhas e símbolos pastorais.
Lula adiou viagens programadas a Rondônia e Pará para participar do funeral. Enquanto isso, cardeais brasileiros já se dirigem a Roma, onde também ocorrerá o conclave para a escolha do novo papa. O legado de Francisco foi destacado por religiosos, que afirmam não haver como retroceder em suas contribuições à Igreja Católica.