Urupema, em Santa Catarina, conhecida como a Cidade Nacional do Frio, registrou sua primeira temperatura negativa em 2025, atingindo -0,21ºC na manhã do sábado (5). A informação foi confirmada pela Epagri, que também reportou a ocorrência de geada no local. Outras cidades catarinenses, como São Joaquim e Urubici, também registraram temperaturas abaixo de 5ºC, marcando uma manhã especialmente fria no estado.
A previsão para abril indica a chegada de massas de ar frio, com dois períodos mais intensos previstos para o final da primeira quinzena e para o fim do mês. Embora os dias quentes ainda devam ocorrer, Santa Catarina e Rio Grande do Sul devem ficar com temperaturas abaixo da média. A primeira queda significativa, entre 5 e 8 de abril, afetou principalmente o Sul do Brasil, parte do Sudeste e áreas de Mato Grosso do Sul, embora de forma leve.
Segundo a Climatempo, uma massa de ar frio mais intensa deve avançar pelo país, causando resfriamento acentuado no Sul e quedas significativas no Sudeste e Centro-Oeste. O fenômeno já se confirmou com geadas no Sul e deve influenciar até estados como São Paulo e Minas Gerais. Apesar disso, espera-se que o mês termine com temperaturas acima da média na maior parte do Brasil, exceto nos estados mais ao sul.