Nas últimas semanas, o sudeste do Brasil enfrentou chuvas intensas, especialmente no Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo, conforme destacado pela meteorologia da Jovem Pan. Embora a intensidade das precipitações tenha diminuído no sudeste, um sistema de alta pressão ainda pode levar umidade a partes de São Paulo. O Rio de Janeiro, que sofreu com os temporais, não tem alertas para os próximos dias, mas a atenção agora se volta para o Rio Grande do Sul, onde chuvas fortes e temperaturas baixas estão previstas.
Uma frente fria que atingiu o sudeste agora se desloca para o Espírito Santo, sul da Bahia e Vitória, onde há risco de chuvas intensas. Enquanto isso, regiões como o Triângulo Mineiro, Goiás, Distrito Federal e oeste da Bahia devem ter tempo mais firme. No Paraná, apenas o leste do estado, incluindo Paranaguá, pode registrar chuvas isoladas. As temperaturas variam significativamente, com máximas de 24ºC em São Paulo e 21ºC em Curitiba, enquanto Vitória e São Luís devem chegar a 27ºC e 26ºC, respectivamente.
O volume de chuvas em São Paulo chamou a atenção, com alguns municípios registrando em um ou dois dias a precipitação esperada para todo o mês, um fenômeno atípico para o outono. Essas condições climáticas incomuns exigem atenção contínua da população e das autoridades. A Defesa Civil já emitiu alertas severos para São Paulo em 2025, e uma nova frente fria pode trazer mais chuvas e queda de temperaturas ao país.