As fortes chuvas que atingiram Angra dos Reis desde sexta-feira (4/4) provocaram o transbordamento dos rios Japuíba e Caputeram, deixando 115 desalojados. Em 48 horas, foram registrados 270 milímetros de chuva, com extravasamentos em outros rios e interdições parciais na rodovia Rio-Santos. A Defesa Civil mantém alerta de risco muito alto para deslizamentos e inundações no município, além de pontos de apoio abertos para a população afetada.
A situação se estende a outras regiões do estado, incluindo Duque de Caxias, São João de Meriti e Rio das Ostras, onde há risco muito alto de inundações. Na capital, sirenes foram acionadas em três comunidades da Tijuca após chuvas ultrapassarem 100 mm, resultando em deslizamentos sem vítimas. Petrópolis e Teresópolis também registraram evacuações preventivas, com equipes da Defesa Civil monitorando áreas críticas.
A instabilidade no tempo, causada pela passagem de uma frente fria, deve continuar, com previsão de chuvas moderadas a fortes, raios e ventanias. A BR-040 foi interditada em Duque de Caxias, e alertas por SMS foram enviados em Petrópolis, onde duas vias importantes estão sob risco de alagamento. Até o momento, não há registros de vítimas fatais.